Natação e crossfit combinam?

16.05.2022

Natação e crossfit combinam?

Natação e crossfit combinam?

Sabia que a combinação de atividades físicas potencializa seus resultados? Por exemplo, a natação e o crossfit trabalham diversas capacidades do corpo. Em outras palavras, ambos os esportes se complementam. Ou seja, trabalham diferentes capacidades, proporcionando resultados mais rápidos. Quer entender como essa dupla trabalha o seu corpo? Nos acompanhe até o final e boa leitura!

Natação e crossfit

O Crossfit é um esporte de alta intensidade.  Isso significa que as capacidades do corpo são levadas ao extremo. Nesse sentido,  o esporte combina exercícios de força, resistência cardiovascular e respiratória e agilidade. Logo, a natação entra como uma aliada eficiente para trazer melhores resultados à prática.

Para se ter uma ideia, a natação já está presente em competições de Crossfit. Portanto, os atletas que possuem familiaridade com o nado saem em vantagem.

Definitivamente, podemos dizer que a natação prepara o corpo do atleta para ter um alto rendimento. Desse modo, elencamos os principais ingredientes da natação que beneficiam no esporte:

  • Fôlego;
  • Potência e velocidade;
  • Resistência;
  • Postura;
  • Consciência corporal;
  • Coordenação motora;
  • Flexibilidade; 
  • Relaxamento muscular.

Benefícios para o corpo

A natação e o Crossfit são uma combinação que dá certo. O Crossfit é marcado por sua intensidade e resultados rápidos. Já a natação trabalha globalmente o corpo e tem baixo impacto. Nesse sentido, podemos afirmar que a natação potencializa o rendimento do Crossfit.

Antes de mais nada, vale destacar que qualquer atividade física requer um acompanhamento profissional. Especialmente quando há a combinação de atividades. Por fim, vamos entender quais os benefícios da natação para o Crossfit.

Mais fôlego e disposição

Por ser de alta intensidade, o Crossfit exige fôlego e disposição. Como resultado, a natação envolve movimentos que expandem a caixa torácica. Ou seja, permite a entrada de mais oxigênio, melhorando a capacidade pulmonar. O coração também é fortalecido, deixando a frequência cardíaca mais eficiente. 

Trabalha a musculatura 

A natação trabalha a musculatura com baixo risco de lesões, já que o impacto é reduzido pela água. Sendo assim, o esporte trabalha globalmente todos os grupos musculares do corpo sem riscos. Além disso, o ambiente aquático promove o relaxamento muscular, diminuindo as dores e o desconforto. 

Consciência corporal

Os movimentos usados na natação são diferentes do que estamos habituados no dia a dia. Exatamente por isso, novas áreas do cérebro são acionadas. Dessa forma, com o cérebro sendo mais exigido, ganha-se mais consciência corporal. Como resultado, há reflexos positivos na coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e lateralidade, essenciais no Crossfit.       

Melhore seu rendimento na 4Fit

Viu como a natação pode ser uma excelente alternativa para evoluir nos treinos do Crossfit? Para isso, conte com os programas personalizados para sua necessidade na 4Fit. São treinamentos específicos, desde de bebês até idosos. Além disso, contamos com profissionais qualificados e excelente infraestrutura e localização. Venha nos conhecer e fazer uma aula experimental!

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio