24.11.2020
O avançar dos anos costuma trazer consigo o amadurecimento, o equilíbrio psicológico e o autoconhecimento. Em contrapartida, a idade nos cobra mais cuidados físicos, para evitar que o organismo sofra com as alterações físicas e cognitivas, como a perda de massa muscular e dificuldade de relembrar alguns fatos. Por isso a natação na terceira idade é tão importante.
Um dos problemas mais recorrentes da idade é fragilidade das estruturas ósseas e musculares. Este fato faz com que o número de quedas aumente entre os idosos. Um simples tombo pode tornar a pessoa idosa dependente de cuidados, pois reduz a mobilidade. Isso prejudica as atividades sociais, influenciando negativamente na qualidade de vida, muitas vezes, de maneira irreversível.
Envelhecer é um processo natural e inevitável, e manter-se ativo na terceira idade é uma forma de minimizar as perdas orgânicas, além de aproveitar a maturidade com mais qualidade de vida. Para isso, a adoção de um estilo de vida mais saudável é fundamental.
Quando falamos em estilo de vida saudável, nos referimos à alimentação equilibrada, à manutenção da vida social e familiar e à prática de exercícios físicos. E, entre os esportes mais recomendados para a terceira idade, está a natação.
A natação – assim como outras atividades físicas – mantém o corpo firme, e aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, proporciona outros benefícios ao organismo, como:
A natação é famosa por estimular todos os grupos musculares por meio de movimentos completos. Como outras atividades aeróbicas, a natação proporciona uma melhora do condicionamento físico, com o diferencial de, por não ter impacto, não prejudicar as articulações.
O exercício fortalece a musculatura e, por consequência, as articulações, diminuindo o risco de quedas e de lesões provocadas pelo impacto – comuns devido ao desgaste dos ossos e cartilagens.
A atividade física realizada na água proporciona a vasodilatação das vias aéreas, facilitando a respiração e melhorando a atividade pulmonar. Com isso, o sistema cardiovascular e o sistema respiratório são bastante beneficiados com a prática da natação.
Estimular o desenvolvimento cognitivo não é importante somente na infância.
Com isso, aprender algo novo na terceira idade é fundamental para melhorar o funcionamento cerebral, criar novas redes neuronais – evitando o surgimento de doenças degenerativas – e, nisso, o esforço mental e a concentração exigidos nas aulas de natação colaboram consideravelmente.
A prática de exercícios físicos libera endorfina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, que ajudam a melhorar o humor e a combater o estresse.
Além disso, ao verificar as conquistas durante as aulas, as pessoas desenvolvem a autoestima e se tornam mais autoconfiantes, refletindo positivamente na autonomia e na realização de outras atividades do dia a dia.
Normalmente, a terceira idade está ligada à aposentadoria e à saída dos filhos de casa. Fatos que podem reduzir a vida social. Por isso, é bastante comum que idosos se sintam mais solitários e sintam falta da rotina mais agitada, podendo desenvolver quadros depressivos.
Assim, fazer uma atividade coletiva como a natação devolve a essas pessoas o contato com um grupo diverso. Isso estimula, ainda, a formação de laços de amizades.
Portanto, a prática de exercícios físicos é importante em todas as etapas da vida, mas na terceira idade, o combate ao sedentarismo se torna ainda mais necessário. A ideia é reduzir os riscos de doenças associadas à velhice, como a hipertensão, a osteoporose e a depressão, trazendo, desta forma, ganhos consistentes à qualidade de vida.
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio