29.06.2021
A alimentação também é importante para a natação. O bom rendimento tem relação direta com os alimentos ingeridos antes do exercício. Além disso, o que se come depois de praticar esse esporte completo contribui para a saúde e ajuda a elevar seus benefícios.
Junto com o exercício físico e o sono, a alimentação forma os pilares de uma vida saudável. Afinal, estão interligados. De maneira geral, um depende do outro para garantir bem-estar.
Uma alimentação saudável sempre é a mais indicada. No entanto, há alimentos mais apropriados para antes e depois da natação. Continue a leitura para saber o que comer para ter um bom rendimento e melhores resultados nas piscinas da 4fit.
Primordialmente, a alimentação de quem pratica natação não é tão diferente de quem adota uma dieta saudável. A variedade de nutrientes e de alimentos no dia a dia é a mesma.
Ainda, é a chave para ter bom rendimento físico e mental, além de melhorar a sensação bem-estar. Proteínas, fibras, carboidratos e lipídios (gorduras boas) fazem parte de uma boa alimentação, e o ideal é se alimentar em intervalos entre 3 e 4 horas.
O bom rendimento no exercício, no entanto, está ligado aos alimentos consumidos antes e depois. Além disso, as escolhas variam também de acordo com o objetivo de cada pessoa.
Por exemplo, quem faz natação, com a finalidade de desempenho, prioriza os carboidratos. Em contrapartida, quem visa perder peso deve reduzir a ingestão de alimentos calóricos. Confira a seguir como deve ser a alimentação antes e depois do exercício.
Acima de tudo, nenhum exercício deve ser praticado de barriga vazia. Só para ilustrar, o corpo é como um carro. Portanto, precisa de combustível para o bom rendimento.
Desse modo, a dieta do nadador deve conter pães, cereais, arroz, massa, frutas, vegetais ou bolos integrais. Esses alimentos correspondem a 60% de calorias e carboidratos para fortalecer músculos e ter um bom desempenho.
Por outro lado, os alimentos consumidos antes da natação dependem do intervalo entre a alimentação e a hora de entrar na piscina. Em suma, variam por causa do tempo entre a digestão e a absorção pelo corpo. Continue a leitura para entender.
Se a sua alimentação for 2 horas antes de entrar na água, carboidratos são muito bem-vindos. Assim, o corpo consegue digerir bem os alimentos e não há eventuais desconfortos. Além disso, transforma os nutrientes em energia para um bom rendimento na natação.
Entre algumas sugestões estão:
Neste caso, como o intervalo entre a alimentação e a natação é maior, talvez coincida com alguma refeição. Dessa forma, almoce ou tome seu café da manhã normalmente. No entanto, fique atento aos alimentos derivados do leite. A princípio, os lácteos demoram a serem digeridos e podem causar desconfortos.
Neste caso, os carboidratos podem ser em proporção menor. Afinal de contas, não haverá tempo para o corpo absorver estes alimentos antes de começar a natação. Então a alimentação deve ser mais pastosa ou até mesmo líquida.
Entre sugestões estão:
Essa é a hora de repor os nutrientes que o corpo perdeu por causa do bom rendimento na natação. No entanto, depende muito do objetivo do exercício para a sua forma física. Quem busca aumento dos músculos, a alimentação com uma generosa porção de carboidratos é uma boa escolha.
Porém, para estes e também para quem busca perder peso, as proteínas são a melhor escolha. Entre as fontes estão: ovos, carnes, peixes e iogurtes. Afinal de contas, as proteínas ajudam a recuperar os tecidos musculares.
A alimentação também pode conter suplementos após a natação. Além do whey protein, há uma enorme variedade deles no mercado e para diferentes fins. Os mais comuns são:
A alimentação durante a natação também é chamada de intra-treino. Ou seja, o que é consumido no decorrer do exercício para ter um bom rendimento. Porém, isso varia muito conforme a necessidade e a duração da atividade.
Por exemplo, quem pratica natação por mais de um hora, ou uma hora e meia, deve considerar a ingestão de algum alimento. Uma banana fornece energia e evita câimbras por causa do potássio.
Além disso, o gel de carboidratos pode ser útil. Isso porque entrega o nutriente de forma rápida ao corpo. Basta ingeri-lo junto com um pouco de água. Aliás, ter algum líquido na beira da piscina e ao seu dispor também é sempre bem-vindo.
A partir dos 20 minutos de exercício, você pode fazer uma pequena pausa para hidratação. Molhar a boca e dar um pequeno gole pode ser importante. Afinal, a natação pode inibir a sensação de sede.
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio