Livre, costas, peito e borboleta: Conheça os tipos de nado e seus benefícios

28.05.2021

Livre, costas, peito e borboleta: Conheça os tipos de nado e seus benefícios

A natação tem muitos benefícios para a saúde. Não apenas a saúde física, como também a mental. E isso independe de quais tipos de nado são praticados. No entanto, cada um deles, por trabalhar mais um grupo muscular do que outro, têm seus benefícios específicos. Mas possui também dificuldades e, com isso, desafios. . 

Em primeiro lugar, são quatro tipos de nado: 

  • livre (crawl);
  • costas;
  • peito; 
  • borboleta.

Primordialmente, pela diferença entre eles, há diferenças de benefícios. Conheça sobre cada um a seguir. 

Os quatro tipos de nado

Mesmo que sejam quatro tipos de nado, a natação ajuda a melhorar a respiração, favorece a queima de calorias (ou seja, auxilia no emagrecimento), fortalece músculos e contribui para o ganho de massa muscular.

Veja a seguir os benefícios específicos de cada um dos tipos de nado. 

Nado livre

Também conhecido como crawl, o nado livre é o mais popular. Entre os tipos de nado, é o mais fácil e conhecido. O movimento é simples. Os braços funcionam como uma espécie de remo, empurrando a água, e são importantes para o avanço. Já as pernas movem-se alternadamente para garantir, principalmente, equilíbrio. A cabeça entra e sai da água a cada braçada, para a respiração. 

Músculos mais exigidos

Bíceps, tríceps (ambos dos braços), peitoral, quadríceps (coxas) e músculos anteriores da perna.

O que você precisa saber

Como pode ser feito em diferentes intensidades, o nado livre não exige esforço de articulações, tampouco sobrecarregam a musculatura. Por isso, não tem contraindicações. 

Costas

Entre os tipos de nado, é tão fácil quanto o crawl. Em suma, a mecânica é a mesma, porém, com as costas viradas para o fundo da piscina. As pernas fazem movimento similar. Por outro lado, os braços ficam esticados, e não flexionados, e se movel alternadamente para empurrar a água quando no interior da piscina. 

Músculos mais exigidos

Posteriores das coxas, panturrilhas, glúteos, tríceps (braços), músculos dorsais e trapézio (região do ombro). 

O que você precisa saber

É excelente para quem precisa melhorar a postura. No entanto, no início, o nado costas pode ser complicado. Algumas pessoas têm dificuldade de flutuar e, eventualmente, pode entrar água no nariz e na boca, que não ficam submersos. 

Peito

Este é um dos tipos de nado que apresenta uma dificuldade maior. No nado peito, a maior parte do corpo fica submersa na água o tempo todo. Só para exemplificar, do lado de fora da piscina, é visto apenas a cabeça e parte do peito e costas do nadador. 

Exige muita coordenação motora e movimentos cadenciados. De barriga para o fundo da piscina, os braços têm o movimento de puxar a água em direção ao peito. Em sincronia, a cabeça levanta para respirar. Além disso, os pés e os joelhos ficam para fora, e mexem-se de uma forma que se assemelha a uma rã ou sapo no interior da água.

Músculos mais exigidos

Bíceps (braços), músculos anteriores da coxa, adutores e peitoral completo. 

O que você precisa saber

Exige muita coordenação. Principalmente porque os movimentos de braços, pernas e cabeça (respiração), que precisam ser bem sincronizados. Desse modo, a execução é eficiente. 

Borboleta

Há quem chame também de nado golfinho. De todos os tipos de nado, é o que apresenta maior dificuldade, porque exige mais força. Em resumo, as pernas fazem movimentos ondulatórios e ficam submersos. Com os braços deve-se fazer força para sair da água até a altura da cintura, de tal forma que a execução exige muita sincronia. 

Músculos mais exigidos

Dorsais, peitorais, bíceps (braços), glúteos e trapézio (ombros). 

O que você precisa saber

A grande dificuldade é porque são movimentos muito diferentes do que o corpo está habituado a fazer. Para os homens, principalmente, por causa do movimento dos quadris, enquanto que, para as mulheres, é necessário força nos braços. 

Veja mais: Quando meu filho vai começar a nadar?

Todos os tipos de nado de forma correta

Ainda que mais fáceis ou mais difíceis, cada um dos quatros tipos de nado exige técnica apurada. Por isso, contar com ensinamentos de professores garante que cada um seja realizado de forma correta – e sem riscos de lesões. A 4fit conta com equipe de instrutores qualificados para todos os tipos de nado. 

Além disso, mais que assegurar os movimentos de maneira certa, estão instruídos a auxiliar o aluno de acordo sua necessidade e particularidade. Dessa forma, as potencialidades podem ser melhor trabalhadas. Assim, pode ser que um futuro campeão da natação apareça nas piscinas da 4fit.

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio