Como a natação ajuda na prevenção e no tratamento de doenças respiratórias

14.10.2020

Como a natação ajuda na prevenção e no tratamento de doenças respiratórias

Grandes nomes da natação mundial, como Tetsuo Okamoto e Mark Spitz, ao serem perguntados o porquê de terem começado a nadar, respondiam que foram matriculados em aulas de natação para ajudar no tratamento de problemas respiratórios. A natação é um esporte que oferece inúmeros benefícios (físicos, psicológicos e terapêuticos) à saúde, e os mais citados tanto por nadadores profissionais quanto por pais e médicos são os relacionados ao sistema respiratório.

Bronquite e asma são as principais doenças respiratórias – a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que haja mais de 235 milhões de asmáticos no mundo. Ambas são processos inflamatórios que acometem, especialmente, crianças, podendo perdurar até a idade adulta. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), 20% das crianças brasileiras têm asma alérgica ou não alérgica.

A asma causa uma obstrução brônquica, geralmente associada a um processo alérgico, que provoca inflamação dos brônquios, e tem os seguintes sintomas: falta de ar; sibilância (chiado no peito), tosse, dor no peito e opressão torácica.

Já a bronquite costuma apresentar sintomas semelhantes aos da asma, mas é, normalmente, causada por um processo infeccioso, viral ou bacteriano.  

A bronquite aguda tem como causa uma infecção viral ou bacteriana, e dura alguns dias. Já a bronquite crônica ocorre em função da exposição prolongada agentes irritantes inalados, como poeira e cigarro, podendo desencadear a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO NO COMBATE A DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

A prática da atividade física deve ser inserida na rotina de atividades diárias de pessoas de qualquer idade. Para crianças e adolescentes, praticar esportes ajuda no desenvolvimento músculo-esquelético, na aquisição da habilidade motora, promovem inclusão social, melhoram a autoestima e a qualidade de vida. 

A natação se destaca como um dos esportes mais completo para crianças e adultos, e atua como auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças respiratórias. Isso porque os movimentos realizados com os braços alongam e fortalecem a musculatura intercostal, a caixa torácica e a musculatura abdominal, aumentando a capacidade respiratória e dando mais força ao diafragma – músculo fundamental para a respiração. A resistência da água é outro fator importante, pois exige que a respiração seja mais forte e regular. 

Tudo isso relaciona a prática da natação com a redução de quadros de bronquite, rinite e sinusite.

Com relação à asma, pesquisas mostram que pessoas asmáticas que nadam regularmente apresentam menos ocorrências (crises) e são menos dependentes do uso de medicação, reduzindo o risco de osteoporose associada ao uso prolongado de esteroides.

Embora não haja cura para essas doenças respiratórias, o sucesso do tratamento auxiliado pela natação implica na redução das crises e, por consequência, traz mais qualidade de vida a quem pratica esse esporte.

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio