Saiba porque a salinização é melhor que cloro ou ozônio para tratar a água da piscina

21.05.2021

Saiba porque a salinização é melhor que cloro ou ozônio para tratar a água da piscina

Salinização, cloro ou ozônio? Estas são as três formas mais utilizadas para o tratamento da água de piscinas. Antes de tudo, tratar a água é uma necessidade por diferentes motivos. Não apenas pela estética, como também para eliminar micro-organismos que causam doenças e para evitar odores. 

Das três formas de tratamento, a salinização é a mais indicada. Em resumo, é a mais próxima do natural. Além disso, não causa os desconfortos causados pelo cloro, bem como não tem os riscos envolvidos ao tratar a piscina com ozônio, por exemplo. 

A 4fit utiliza a salinização. Salinizar a água da piscina a mantém limpa e livre de micro-organismos que possam causar alergias, intoxicações ou outros problemas. Continue a leitura para conhecer melhor a diferença entre os tratamentos. 

Tipos de tratamento

As três formas de tratamento da água da piscina mais utilizadas são:

  • Salinização
  • Cloro
  • Ozônio

Confira a seguir as particularidades de cada uma e entenda por que a salinização é a melhor das três. 

Salinização

Primeiramente, a água da piscina não fica salgada como a do mar, por exemplo. Não existe qualquer semelhança. Esta pode ser considerada a forma mais próxima ao natural de tratamento. Isso porque o sal em contato com a água produz cloro naturalmente. 

O sal tem semelhanças químicas com o cloro comum, e efeitos parecidos. Nesse processo, a molécula de cloro é retirada do sal e, por eletrólise (passagem de corrente elétrica produzida por um motor específico, o gerador salinizador), a água levemente salgada produz hipoclorito de sódio de maneira natural. 

Vantagens da salinização

A salinização elimina todos os tipos de micro-organismos. Além disso, pode ser utilizada na água em qualquer temperatura. Em comparação ao mar, tem 10 vezes menos sal, só para exemplificar. 

Mas, principalmente, a salinização não causa as corriqueiras irritações causadas pelo cloro. Entre estas estão as alergias na pele, o ressecamento dos olhos e o risco de doenças respiratórias. Também não é necessário interromper o uso da piscina para o tratamento. 

Entre os tratamentos, é o que apresenta o custo mais alto, mas vale a pena por ser um dos mais seguros, sem causar qualquer risco à saúde de quem utiliza a piscina, principalmente as crianças, que nos primeiros anos de vida são mais propensas a doenças respiratórias. 

Cloro 

É o mais comum entre os tratamentos de água de piscina, em virtude de também ser o mais barato. Principalmente porque é compatível com praticamente todos os equipamentos e bombas. 

Diferente da salinização, o cloro industrializado aplicado na piscina precisa de um tempo para agir. Ainda, é necessário que a dosagem seja correta em relação à quantidade de água na piscina. É um tratamento de baixa duração. Ou seja, é necessário que o cloro seja aplicado com frequência. 

Por isso, há risco de complicações respiratórias quando em excesso na água. Além disso, já são bem conhecidos os possíveis efeitos. Entre eles, estão: irritações nos olhos, alergias, ressecamento da pele e dos cabelos. 

Ozônio

Assim como a salinização, também elimina os micro-organismos e sujeiras da água da piscina. No entanto, requer equipamentos específicos para transformar oxigênio em ozônio. E este é o ponto, talvez, mais perigoso. Por consequência, utiliza um gás no processo químico que é tóxico para seres humanos. Ele pode contaminar a água ou vazar pelas máquinas. 

Além disso, o ozônio age apenas quando a água passa pelo equipamento. Portanto, não atua em substâncias que podem contaminar diretamente a água da piscina. 

Por que a salinização é melhor? 

Sem dúvida, a salinização é o tratamento mais adequado para as piscinas. Além de todos os argumentos apresentados, acredita-se que traga benefícios ao desempenho dos nadadores ao melhorar a experiência na água. Ou seja, as pessoas se sentem melhores em uma piscina tratada com sal e isso se reflete na natação, na hidroginástica e outras modalidades. 

Prezando pela segurança e bem-estar, a 4fit utiliza a salinização no tratamento das piscinas. Por todos os benefícios que possui, inclusive, é o tratamento ideal aos bebês, com organismo ainda em formação, que praticam a natação infantil. 

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio