17.04.2023
Mas e as proteínas? Essa é a pergunta número um quando falamos de alimentação vegana. Quando falamos de atletas então, elas podem se estender ainda mais. Sendo assim, será que o veganismo é compatível com a vida esportiva?
Fica com a gente, para esclarecer de uma vez por todas algumas questões que cercam o tema. Boa leitura! 😉
Primeiramente, o veganismo é um estilo de vida que exclui produtos de origem animal, seja na alimentação, no vestuário ou em outras áreas. Em suma, quem opta pelo veganismo é motivado por preocupações éticas em relação aos animais, ao meio ambiente e à saúde.
Além disso, ele é visto como uma forma de reduzir o impacto ambiental da produção de alimentos. Bem como, de combater problemas de saúde relacionados ao consumo excessivo de produtos de origem animal.
Uma alimentação vegana bem planejada pode fornecer todos os nutrientes necessários para manter a pessoa devidamente saudável. Sendo assim, consulte um nutricionista para planejar uma dieta adequada ao seu estilo de vida e hábitos.
Alguns dos nutrientes mais importantes na alimentação vegana incluem:
Antes de mais nada, proteína é importante para apoiar a construção e reparação dos tecidos do corpo. Fontes de proteína vegana incluem legumes, lentilhas, grão de bico, tofu, quinoa, nozes e sementes.
O ferro é necessário para a produção de glóbulos vermelhos do sangue, ajudando a transportar oxigênio pelo corpo. As fontes de ferro vegano incluem feijões, lentilhas, espinafre, couve e sementes de abóbora, por exemplo.
O cálcio é importante para a saúde dos ossos e dentes. Sendo assim, inclua na alimentação couve, brócolis, tofu e leite de soja.
Importante para a absorção de cálcio e para a saúde dos ossos, a melhor fonte de vitamina D é a exposição solar. Contudo, ela também pode ser encontrada em alimentos como cogumelos, leite de soja e suplementos.
A vitamina B12 é importante para a saúde do sistema nervoso e a formação de glóbulos vermelhos do sangue. Ou seja, pode ser encontrada encontrada nos cereais, leite de soja e suplementos.
Confira: 5 hormônios produzidos durante a natação
O veganismo pode ser adequado para atletas sem que ele afete negativamente sua performance. De fato, muitos atletas veganos relatam que se sentem mais energizados e têm melhor recuperação muscular depois de mudarem para uma alimentação vegana bem planejada.
No entanto, esse estilo de vida requer atenção especial para garantir que os nutrientes necessários para o desempenho atlético sejam obtidos. Por exemplo, atletas veganos precisam se certificar de obter proteínas suficientes para apoiar a construção muscular e reparação de tecidos. Do mesmo modo, precisam se certificar de obter ferro suficiente para transportar oxigênio pelo corpo e apoiar a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue.
Os carboidratos são outra consideração importante, pois são a principal fonte de combustível durante o exercício.
Como falamos anteriormente, é de extrema importância ter o acompanhamento de um nutricionista para manter uma alimentação vegana apropriada para sua rotina, tipo físico e objetivos. Além disso, ter ao lado durante os treinos, o auxílio de professores capacitados faz toda a diferença para que os ganhos sejam ainda maiores.
Confira: Hipertrofia muscular: como a natação pode ajudar
Na 4fit, por exemplo, os instrutores acompanham de perto a evolução dos alunos, de forma personalizada, levando em conta suas necessidades, limitações e objetivos.
Quer começar a treinar com a gente e melhorar seu desempenho? Agende uma aula experimental e venha nos conhecer!
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio