Quais os impactos da alimentação vegana na performance dos nadadores

17.04.2023

Quais os impactos da alimentação vegana na performance dos nadadores

Mas e as proteínas? Essa é a pergunta número um quando falamos de alimentação vegana. Quando falamos de atletas então, elas podem se estender ainda mais. Sendo assim, será que o veganismo é compatível com a vida esportiva?

Fica com a gente, para esclarecer de uma vez por todas algumas questões que cercam o tema. Boa leitura! 😉

Veganismo não é só sobre alimentação

Primeiramente, o veganismo é um estilo de vida que exclui produtos de origem animal, seja na alimentação, no vestuário ou em outras áreas. Em suma, quem opta pelo veganismo é motivado por preocupações éticas em relação aos animais, ao meio ambiente e à saúde.

Além disso, ele é visto como uma forma de reduzir o impacto ambiental da produção de alimentos. Bem como, de combater problemas de saúde relacionados ao consumo excessivo de produtos de origem animal.

Qual o ponto de atenção para quem opta pela alimentação vegana

Uma alimentação vegana bem planejada pode fornecer todos os nutrientes necessários para manter a pessoa devidamente saudável. Sendo assim, consulte um nutricionista para planejar uma dieta adequada ao seu estilo de vida e hábitos. 

Alguns dos nutrientes mais importantes na alimentação vegana incluem:

Proteína

Antes de mais nada, proteína é importante para apoiar a construção e reparação dos tecidos do corpo. Fontes de proteína vegana incluem legumes, lentilhas, grão de bico, tofu, quinoa, nozes e sementes.

Ferro

O ferro é necessário para a produção de glóbulos vermelhos do sangue, ajudando a transportar oxigênio pelo corpo. As fontes de ferro vegano incluem feijões, lentilhas, espinafre, couve e sementes de abóbora, por exemplo.

Cálcio

O cálcio é importante para a saúde dos ossos e dentes. Sendo assim, inclua na alimentação couve, brócolis, tofu e leite de soja.

Vitamina D

Importante para a absorção de cálcio e para a saúde dos ossos, a melhor fonte de vitamina D é a exposição solar. Contudo, ela também pode ser encontrada em alimentos como cogumelos, leite de soja e suplementos.

Vitamina B12

A vitamina B12 é importante para a saúde do sistema nervoso e a formação de glóbulos vermelhos do sangue. Ou seja, pode ser encontrada encontrada nos cereais, leite de soja e suplementos.

Confira: 5 hormônios produzidos durante a natação

A alimentação vegana afeta a performance dos atletas?

O veganismo pode ser adequado para atletas sem que ele afete negativamente sua performance. De fato, muitos atletas veganos relatam que se sentem mais energizados e têm melhor recuperação muscular depois de mudarem para uma alimentação vegana bem planejada.

No entanto, esse estilo de vida requer atenção especial para garantir que os nutrientes necessários para o desempenho atlético sejam obtidos. Por exemplo, atletas veganos precisam se certificar de obter proteínas suficientes para apoiar a construção muscular e reparação de tecidos. Do mesmo modo, precisam se certificar de obter ferro suficiente para transportar oxigênio pelo corpo e apoiar a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue.

Os carboidratos são outra consideração importante, pois são a principal fonte de combustível durante o exercício. 

Conheça atletas que são adeptos da alimentação vegana

  • Serena Williams – Tenista
  • Lewis Hamilton – Piloto de Fórmula 1
  • Novak Djokovic – Tenista
  • Alex Morgan – Jogadora de futebol
  • Meagan Duhamel – Patinadora artística
  • Patrik Baboumian – Atleta de força
  • Fiona Oakes – Corredora de maratona e ultramaratonista
  • Scott Jurek – Corredor de ultramaratonas
  • Dotsie Bausch – Ciclista
  • Hulda B. Waage – Fisiculturista e levantadora de peso

Esteja próximo de profissionais qualificados

Como falamos anteriormente, é de extrema importância ter o acompanhamento de um nutricionista para manter uma alimentação vegana apropriada para sua rotina, tipo físico e objetivos. Além disso, ter ao lado durante os treinos, o auxílio de professores capacitados faz toda a diferença para que os ganhos sejam ainda maiores. 

Confira: Hipertrofia muscular: como a natação pode ajudar

Na 4fit, por exemplo, os instrutores acompanham de perto a evolução dos alunos, de forma personalizada, levando em conta suas necessidades, limitações e objetivos. 

Quer começar a treinar com a gente e melhorar seu desempenho? Agende uma aula experimental e venha nos conhecer!

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio