19.03.2021
Devo manter meu filho na natação infantil no inverno? Os meses mais frios estão por vir e é normal que os pais se façam essa pergunta. Antes de tudo, não custa lembrar que os benefícios da natação independem de período do ano ou temperatura. Afinal, a natação faz bem também no inverno. Faz bem o ano todo.
No entanto, os meses mais frios exigem pequenos cuidados. Especialmente na natação infantil durante o inverno. As crianças estão mais sujeitas a doenças respiratórias diante das temperaturas baixas, porque seus organismos estão em formação.
Por outro lado, a natação contribui com a imunidade. Contar com o sistema imunológico fortalecido garante boas condições ao organismo se defender de vírus e bactérias. Também no inverno, a natação infantil fortalece órgãos como coração e pulmões. Um sistema cardiorrespiratório forte reduz gripes e resfriados.
Veja a seguir como manter seu peixinho na natação infantil durante o inverno de forma segura.
Acima de tudo, estas ações estão relacionadas a reduzir a exposição das crianças ao frio. Principalmente, são pequenos cuidados antes e depois das aulas de natação infantil no inverno que fazem a diferença.
Nestes dois momentos a criança fica mais exposta ao frio por causa das roupas de banho. Por isso, o pequeno deve permanecer o mínimo de tempo possível na beira da piscina, só para exemplificar. Contar com um roupão à mão é de grande valia nos dois momentos. Porém, nem sempre é suficiente.
Para evitar o choque térmico dos jovens alunos, especialmente na natação infantil no inverno, a 4fit mantém o vestiário das crianças muito próximo da piscina. Dessa forma, ainda, os pequenos não ficam expostos às baixas temperaturas entre entrar e sair da água.
Este é o ponto principal entre os cuidados na natação infantil no inverno. Afinal, de pouco adianta todas as medidas se a piscina não estiver aquecida. Mas esta medida é por conta da 4fit, que garante a temperatura da água na faixa dos 30 graus, ou superior. Assim, além de segura, as aulas podem ser ainda mais prazerosas nos meses de frio.
Tão importante quanto a temperatura da piscina é também o ambiente. Por mais que a água seja aquecida, de pouco adianta se o local não for corretamente vedado para impedir a entrada de correntes de ar.
Não basta que seja seca. Ao final da aula de natação infantil no inverno, os pequenos devem vestir uma roupa quente logo depois de saírem da piscina. Mesmo que ainda seja necessário tomar um banho – também quente e depois da atividade.
Portanto, ainda antes do banho em casa, a criança deve vestir uma roupa quente ao sair da academia de natação. Assim, o corpo se mantém aquecido e menos exposto a um eventual choque térmico.
Além de vestir roupas quentes, é recomendável que o aluno saia da academia com os cabelos secos. E não se trata de recomendação dos antigos. Na realidade, é que a saída do calor corporal se dá pelas extremidades do corpo. A cabeça é o principal meio, neste caso.
Quando molhados, os cabelos ficam gelados e contribuem ainda mais para a perda de temperatura. Por esse motivo, e não apenas no inverno, a 4fit oferece secador nos vestiários. Então, depois da aula, já com roupas quentes, vale a pena secar os cabelos das crianças antes de irem embora da aula de natação infantil durante o inverno.
O argumento é o mesmo que ocorre com a cabeça. Depois de secar os pés com a toalha, a criança deve ter um calçado adequado para não ficar exposta à temperatura inferior do chão. No inverno, é especialmente recomendável que deixe a academia vestida com meia e um calçado fechado, como um tênis.
Aqui na 4fit tomamos todos os cuidados para que seus filhos possam realizar as aulas mesmo durante os dias mais frios! Por isso, venha para a academia e turbine a saúde do seu filho!
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio