Metabolismo lento? Veja a relação que isso pode ter com o estresse

24.04.2023

Metabolismo lento? Veja a relação que isso pode ter com o estresse

A rotina acelerada é um prato cheio para quem sofre com ansiedade e já é vítima de tarefas estressantes. Em resumo, todos nós. Todavia, quando o estresse se torna crônico, alguns problemas físicos podem aparecer. Dor de cabeça, insônia, problemas digestivos e metabolismo lento são alguns deles.

E o que fazer para que esses sintomas não atrapalhem sua rotina de exercícios? É sobre isso que vamos falar nesse conteúdo. Acompanhe. 

Como uma rotina estressante deixa o metabolismo lento?

Em suma, o estresse pode afetar nosso metabolismo de diferentes maneiras, dependendo do tipo e de sua duração. Em situações difíceis, o corpo libera hormônios como a adrenalina e cortisol. Como resultado, há um aumento no metabolismo e na frequência cardíaca, para ajudar o corpo a lidar com a situação.

No entanto, quando o estresse é crônico, o metabolismo pode ser afetado de outra maneira. Em outras palavras, o aumento da produção de cortisol pode aumentar a resistência à insulina. Isto é, afeta a forma como o corpo processa os açúcares e os carboidratos. Sendo assim, ficamos com o metabolismo lento e ganhamos peso.

Além disso, o estresse pode levar à diminuição da atividade física, afetando a quantidade de energia que o corpo gasta em repouso.

De que forma podemos amenizar o estresse do dia a dia

Exercício físico

A atividade física é uma excelente forma de diminuir o estresse e melhorar o metabolismo lento. Sendo assim, procure fazer caminhadas, corrida, ioga ou outras atividades.

Meditação

A meditação é uma técnica que pode ajudar a acalmar a mente e diminuir o estresse. Já existem muitos aplicativos disponíveis que podem te ajudar a começar.

Sono de qualidade 

A falta de sono pode aumentar a ansiedade e também desacelerar o metabolismo. Tente ter um horário regular de sono e uma rotina relaxante antes de dormir.

Tempo ao ar livre

Passar tempo em contato com a natureza pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor. Tente passar algum tempo ao ar livre todos os dias, principalmente se for ao lado de amigos e familiares.

Busque ajuda profissional

Se o estresse atrapalhar sua vida, não deixe em procurar ajuda profissional.

Metabolismo lento? Comece sua mudança através da natação

A natação é um exercício que ajuda a aumentar a frequência cardíaca, a queimar calorias e a acelerar o metabolismo. Além disso, é um exercício de baixo impacto, ótimo para pessoas com problemas nas articulações ou em tratamento de lesões. 

Sobretudo, durante a natação, o corpo libera endorfina. Substância que melhora o humor e diminui o estresse. A piscina ajuda a relaxar, diminui a tensão muscular e promove bem estar.

Todavia, para ter melhores resultados, e dar o boom que seu metabolismo precisa, é indicado combinar a natação com uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo.

Confira: Atividade física: Como ter mais motivação em 2023

Faça natação com os melhores

Agora que você já sabe como reduzir o estresse e acelerar seu metabolismo, te convidamos a conhecer a 4fit. Aqui oferecemos aulas de natação para todas as idades e níveis técnicos. Além disso, nossa equipe está preparada para atender as necessidades de todos os alunos. 

Agende aqui uma aula e venha conhecer nosso trabalho!

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio