14.11.2022
Você certamente conhece alguém que diz ter problemas de colesterol alto. Mas o que isso realmente significa?
Antes de mais nada, o colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo, produzido principalmente pelo fígado e intestino. Em suma, o corpo humano utiliza o colesterol para produzir vitaminas como cortisol, estrogênio e vitamina D.
Essa gordura também é adquirida através da alimentação, principalmente nos ovos, carnes vermelhas, nata e manteiga. Sendo assim, quando consumidos em excesso, as taxas de colesterol são elevadas, aumentando o risco de diversas doenças.
Nesse blog vamos explicar um pouco mais sobre o colesterol e daremos algumas dicas para deixá-lo sempre controlado. Boa leitura!
Existem dois tipos de colesterol, que são considerados bons e ruins, dependendo da densidades de lipoproteínas encontradas em cada um, eles são chamados de:
É considerado o “colesterol bom”, uma vez que esse tipo de colesterol tem capacidade de limpar as artérias e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Por sua vez, esse é o tipo considerado “ruim”, já que quando apresenta níveis elevados no organismo, ele é transportado do fígado para os tecidos do corpo, ficando acumulado nas paredes das artérias, podendo causar seu entupimento.
Cerca de 70% do colesterol presente no nosso organismo vem a partir do fígado e 30% do que comemos, ou seja, o LDL aumenta quando nosso fígado está sobrecarregado.
Sendo assim, existem alguns fatores que contribuem para que isso aconteça, os principais são:
Como dissemos anteriormente, ter altos níveis de colesterol ruim no corpo é a principal causa de acidente como o AVC (acidente vascular cerebral) e também de doenças cardiovasculares. Por isso veja abaixo algumas dicas para manter a saúde equilibrada.
Como o açúcar aumenta consideravelmente os níveis de colesterol, é recomendado, segundo a OMS, consumir no máximo 25g por dia, incluindo todos os tipos de adoçantes e sucos de frutas.
As carnes bovinas e suínas são as que possuem maior quantidade de colesterol ruim, por isso, se você sofre da doença é melhor evitá-las, principalmente as com muita gordura. Nesse caso, a sugestão é substituí-las por feijões e leguminosas, fontes ricas em nutrientes.
Não tem jeito, para ter a saúde em dia, uma dieta precisa ser rica em frutas, verduras, vegetais e alimentos com pouca gordura. Passe longe das frituras, alimentos industrializados e ultraprocessados.
Praticar atividades físicas é essencial para quem precisa controlar o colesterol e também para evitar mais um monte de outras doenças. Além disso, quando você pratica esporte libera várias substâncias que geram sensação de prazer, tendo benefícios também para a mente.
Resumindo, atividade física é sinônimo de vida!
Confira: Como a natação pode ajudar a saúde do seu coração
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio