13.03.2023
Você certamente conhece alguém que tem problemas no joelho. E se você está lendo esse artigo ainda existem grandes chances dessa pessoa ser você.
Isso porque problemas nos joelhos têm se tornado cada vez mais comuns nas pessoas. E nem precisa ser um idoso para isso.
Mas o que fazer para amenizar os impactos causados nessa região tão importante para o nosso movimento? A palavra-chave é fortalecimento.
Além do treino de força, algumas atividades são mais indicadas do que outras, dependendo do impacto que elas geram. Então, se você está procurando o exercício ideal para amenizar ou prevenir problemas no joelho fique com a gente e boa leitura!
A caminhada é uma atividade de baixo impacto. Por isso é indicada para pessoas que sofrem com dores nas articulações, além de simples ela pode ser praticada por pessoas de qualquer idade.
O mais indicado é começar com pequenas caminhadas e ir aumentando conforme sentir que as pernas estão mais fortes. Aproveite esse momento também para adquirir um pouco de vitamina D.
Essas duas opções também são ótimas para quem precisa evitar atividades de impacto. Isso porque, ambas são fáceis de serem realizadas e são excelentes para fortalecer a musculatura.
Contudo, é essencial que essas atividades sejam praticadas sob a supervisão de instrutores, uma vez que, quando realizada de forma errada, pode gerar dores em outras regiões do corpo. E o objetivo não é esse, né?
O ciclismo é uma das atividades físicas mais indicadas para pessoas com problemas no joelho.
Isso porque, quando praticada de três a quatro vezes por semana, é possível notar rapidamente o aumento de força na região das pernas e a evolução da capacidade cardiovascular.
Os esportes aquáticos são de longe a melhor opção para pessoas com problemas no joelho ou que já passaram por alguma lesão. Muitas vezes, são indicados como exercícios pós-operatórios.
Uma vez que a água sustenta o peso do corpo, não existe nenhuma pressão sobre os joelhos ou membros inferiores.
Em suma, essas atividades ajudam a melhorar a resistência e a elasticidade do corpo, sem causar danos às articulações. Sendo também indicadas para quem sofre de artrite, osteoporose e fibromialgia.
Confira: Natação no tratamento de fibromialgia
Por ser um membro bastante delicado, ter profissionais fazendo o acompanhamento adequado é muito importante para prevenir e tratar lesões.
Por fim, além do ortopedista, ter ao lado bons instrutores, vai garantir o máximo de ganho e fortalecimento para essa região. Aqui na 4fit, além das técnicas de natação, nossos professores estão aptos a atender e auxiliar a todas as necessidades dos alunos. Precisa fortalecer os joelhos? Agende uma aula experimental e se livre de uma vez dos incômodos.
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio