Benefícios da hidroginástica: Conheça alguns motivos para você se matricular ainda hoje

12.11.2020

Benefícios da hidroginástica: Conheça alguns motivos para você se matricular ainda hoje

Exercícios físicos e muita diversão. Essa é a proposta da hidroginástica, atividade física que alia exercícios aeróbicos, exercícios de resistência e de fortalecimento muscular com muita música e animação. Tudo isso, com baixo impacto, sem prejudicar as articulações dos tornozelos, joelhos e bacia, nem a coluna.

A atividade física na água causa menor sobrecarga cardíaca ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade cardiorrespiratória. Como resultado, gera menos dores pós-exercícios e lesões articulares sem prejudicar o gasto calórico. Por isso, a hidroginástica é uma modalidade bastante efetiva para perder peso, ganhar massa magra, tonificar a musculatura, aumentar a resistência muscular e das articulações e ainda ajuda a melhorar a postura e pode servir como tratamento para reabilitação de problemas musculoesqueléticos. 

Por tudo isso, a hidroginástica é recomendada para pessoas de todas as idades, desde a infância até a terceira idade, já que todos podem praticar os exercícios na água com conforto e segurança. A modalidade também é ideal para gestantes e pessoas com mobilidade reduzida. 

As aulas têm, em geral, entre 45 e 60 segundos de duração, são coletivas, e os exercícios podem ser realizados com auxílio de acessórios como caneleiras, luva, flutuador, halteres flutuantes, bastões e bolas, entre outros.

Os principais benefícios físicos costumam ser notados com cerca de três meses de aula prática, no entanto, é possível observar melhoras psicossociais logo nas primeiras aulas.

BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA

Logo nos primeiros meses, é possível perceber resultados para a saúde, como perda de peso e ganho de disposição e bem-estar. Os principais benefícios listados por quem pratica hidroginástica são:

– Melhora na capacidade e no condicionamento cardiovascular;

– Melhora de coordenação motora, principalmente nos idosos;

– Relaxamento muscular;

– Melhora a postura;

– Fortalecimento da musculatura;

– Diminuição do percentual de gordura corporal;

– Melhora na respiração;

– Melhora na circulação sanguínea;

– Perda de peso;

– Aumento da flexibilidade;

– Redução do estresse;

– Melhora na qualidade do sono;

– Ganho em autoestima;

– Ganho em qualidade de vida. 

Para gestantes, a hidroginástica é especialmente benéfica, isso porque ajuda a reduzir o inchaço comum da gestação e melhora consideravelmente a dor nas costas, além de ajudar na manutenção do peso (reduzindo os riscos de desenvolver hipertensão ou diabetes gestacional) e na saúde do bebê.

Além dos idosos e das gestantes, pessoas com deficiência também são muito beneficiadas pela prática da hidroginástica. Nesses casos, as aulas devem ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Mas, em geral, as atividades em meio aquático ajudam a melhorar a independência pessoal, diminuem as inibições e os medos, aumentam a autoestima, promovem autoconfiança e ajudam a melhorar a vida social.

ALGUNS CUIDADOS E RESTRIÇÕES

Mesmo com tantos benefícios, algumas pessoas não podem fazer hidroginástica ou precisam de autorização de um médico, entre elas, estão pessoas:

– com infecções de pele;

– que se submeteram à radioterapia;

– com doenças renais crônicas;

– com epilepsia;

– que têm os tímpanos perfurados;

– com miocardite recente;

– com embolia pulmonar;

– que têm insuficiência cardíaca grave;

– com hipertensão arterial grave;

– com diabetes não controlada.

Antes de começar as aulas, é importante realizar uma consulta médica para atestar que se está apto a praticar essa atividade física. Estando tudo certo, é só começar!

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio