Como o efeito platô pode ser evitado com a natação

09.08.2022

Como o efeito platô pode ser evitado com a natação

pessoa mergulhando na piscina

Se você já fez alguma dieta para emagrecimento provavelmente já se deparou com o efeito platô. Em síntese, ele ocorre quando, mesmo seguindo uma dieta à risca e fazendo atividades físicas, a perda de peso estaciona. Todavia, existe uma explicação para isso ocorra. Assim, explicaremos o porquê a perda de peso deixa de acontecer. Além disso, esclareceremos como a natação pode ajudar nesse processo. Leia o artigo até o final e fique por dentro.

Afinal, o que é o efeito platô?

Quando iniciamos uma alimentação restritiva, naturalmente começamos a perder peso. No entanto, com o passar das semanas o emagrecimento ocorre mais lentamente. Por vezes, o processo para. É o que chamamos de efeito platô. 

Em suma, isso pode ser explicado por uma razão: o corpo se acostuma à nova rotina alimentar. Ou seja, entende o padrão como o novo normal e para proteger o organismo passa a queimar menos calorias. Logo, quando mantemos o mesmo treino, o corpo se adapta à falta de novos estímulos e deixa de crescer. 

Dicas para evitar o efeito platô

O efeito platô pode ser evitado com constantes mudanças na alimentação e nos exercícios físicos. Dessa forma, o organismo recebe diferentes estímulos e evita o efeito platô. Anote algumas dicas básicas para continuar tendo bons resultados nos treinos e dieta.

1. Altere a alimentação

Quando se faz a mesma dieta por um longo período, o organismo se acostuma com o que vai ser consumido. Sendo assim, ele se adapta, havendo diminuição do gasto energético. Assim, quando alteramos os hábitos alimentares, é possível evitar essa adaptação fisiológica do corpo.

2. Modifique o treino

Da mesma forma que a alimentação, quando permanecemos com o mesmo treino, o corpo estaciona crescimento da massa magra. Assim, quando mudamos a intensidade, tipo e a frequência do treino, estimulamos o corpo a gastar mais energia, evitando o efeito platô. 

3. Hidrate sempre

Os processos metabólicos ocorrem plenamente quando há a quantidade suficiente de água no corpo. Logo, com pouca quantidade de água, o corpo passa a guardar energia, interferindo no processo de perda de peso. Assim, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia.

4. Descanso

Assim como a água, o descanso é parte fundamental para manter o metabolismo trabalhando. Ao descansar, promovemos a regeneração muscular que é essencial  para o ganho de massa muscular. Quanto mais músculos, mais o metabolismo queima gordura. 

5. Evite dietas restritas

Dietas restritas feitas por um longo período favorecem o efeito platô. Além disso, estimulam os distúrbios alimentares como a compulsão. O ideal é uma alimentação equilibrada orientada por um nutricionista; 

Fuja do efeito platô

Já pensou em adotar a natação para fugir (ou sair) do efeito platô? O esporte pode ajudar você a mudar sua  rotina de atividade física. Dessa forma, essa mudança promove um “choque” no corpo o estimulando a gastar mais energia. Sobretudo, é possível oferecer novos estímulos constantemente uma vez que a natação é repleta de novas formas de se exercitar. Na 4Fit, você conta com ótimos profissionais para orientar em a uma perda de peso constante e saudável. Venha nos fazer uma visita! 

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio