10.12.2020
Aprender a nadar vai além da prática esportiva. A natação é uma importante ferramenta para a segurança em meio aquático (piscina, mar, rio e lago) e para evitar acidentes e afogamentos. E, como qualquer aprendizado, quanto antes se dominarem as técnicas, melhor será o desempenho.
No estudo de uma língua estrangeira, por exemplo, crianças que começam a estudar ainda na primeira infância têm mais facilidade com vocabulário e outros aspectos gramaticais e se tornam fluentes mais rapidamente. O mesmo ocorre com a natação. Crianças que aprendem a nadar cedo desenvolvem técnicas de sobrevivência e de defesa em meio aquático. Elas têm mais segurança na água e conseguem prevenir acidentes.
Por isso, a 4FIT oferece turmas de natação para crianças e para bebês a partir dos seis meses de idade. As aulas de natação infantil têm metodologia própria, de acordo com o desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20 pessoas morrem afogadas no Brasil todos os dias. Dessas, três são crianças. O afogamento é a principal causa de morte acidental de crianças entre um e quatro anos no país. De acordo com a ONG Criança Segura, em seu último levantamento, 913 crianças e adolescentes até 14 anos foram a óbito por causa de afogamento naquele ano.
Engana-se quem pensa que os acidentes acontecem mais em ambientes aquáticos naturais, como mar, rio e cachoeiras: a maioria dos casos de mortes ou de lesões (principalmente cerebrais) causadas por afogamento acontece em piscinas residenciais, de condomínios ou de clubes.
E, no verão, como a frequência em piscinas e praias, principalmente, cresce consideravelmente, o risco e o número de afogamentos também tende a aumentar.
Nas aulas de natação, além das técnicas próprias de cada estilo, as crianças aprendem a conhecer os próprios limites e a respeitar essas limitações. Isso é importante para que entendam até que ponto podem se desafiar e até onde podem ir sem colocar a sua segurança e a de outras pessoas em risco.
Logo cedo, os pequenos entendem que o meio aquático pode ser um local de diversão e de brincadeiras, mas que é preciso conhecer o local (principalmente os ambientes abertos e não monitorados) antes de se arriscar.
Crianças que fazem aula de natação entendem, por exemplo, que algumas atitudes – que podem ser consideradas brincadeiras inofensivas – como empurrar um colega na água, podem significar um risco desnecessário tanto a quem é empurrado quanto às demais pessoas que estão perto. Essa percepção dos riscos ajuda a evitar afogamentos.
No entanto, vale ressaltar que, independentemente do local e do nível de desenvolvimento e aprendizado da criança, é fundamental que ela nunca permaneça em meio aquático sem a supervisão de um adulto, pois mesmo dominando as técnicas, ela pode se assustar ou se cansar e, um minuto de descuido na água é tempo suficiente para um acidente.
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio