Natação é aliada no controle do diabetes

28.03.2022

Natação é aliada no controle do diabetes

Que a atividade física faz bem para saúde, todo mundo já sabe. No entanto, em determinadas situações de saúde, a prática é fundamental. Por exemplo, a natação é uma das atividades recomendadas para quem tem diabetes. Sobretudo por ser um esporte de média intensidade. Além de não oferecer atritos com a pele, previne problemas cardiovasculares. 

Afinal, o que é diabetes?

Antes de mais nada, o diabetes é causado pela falta da insulina no organismo. O distúrbio também pode ser provocado pelas dificuldades de ação da insulina no corpo. Ou seja, a produção de insulina ocorre em quantidade insuficiente.

Dessa forma, o corpo não consegue obter de forma proveitosa a energia dos alimentos. Como resultado, os níveis de glicose (açúcar) no sangue se elevam, aumentando o risco de hiperglicemia. 

A importância do esporte no diabetes

A atividade física reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina, conforme muitos estudos já comprovaram. Além disso, diminui os níveis de colesterol, ajuda no controle do peso, entre outros benefícios.  Logo, reduz a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada.  

A natação no tratamento

Primeiramente, a natação não só ajuda quem já possui diabetes, como evita que a condição se desenvolva. Principalmente porque o sedentarismo é a principal causa de diabetes tipo II.

Segundo estudos da Associação Americana de Diabetes, 58% dos casos de diabetes tipo II poderiam ser evitados. Nesse sentido, a redução do peso corporal e 30 minutos de atividades físicas diárias são suficientes. 

Em síntese, a natação para diabéticos melhora:

  • A vascularização;
  • Auxilia no retorno venoso;
  • Não sobrecarrega as articulações;
  • Previne complicações vasculares;
  • Melhora a saúde dos vasos e atividade dos nervos.

Além disso tudo, a prática não provoca atrito da pele, evitando escoriações, condição comum em diabéticos.  

Cuidados antes de iniciar a prática

Antes de mais nada, é imprescindível tomar alguns cuidados antes de iniciar atividades físicas. Sobretudo pacientes com retinopatia, nefropatia, neuropatia ou com problemas de equilíbrio, que exigem cuidados.

São aconselhados atividades aeróbicas, com intensidade moderada, uma vez que a atividade física de maior intensidade pode elevar a glicemia.

Nesse sentido, seguem algumas recomendações:

  • Escolha de um tipo de exercício que não entre em conflito com as complicações do diabetes 
  • A glicose sanguínea deve ser verificada antes, durante e depois da atividade física.
  • Importante ingerir carboidrato extra quando for realizar um exercício não planejado 
  • Tenha à mão, durante o exercício, carboidratos facilmente absorvíveis
  • Nunca termine o exercício de forma abrupta, mas sim lentamente.
  • Realize sempre uma hidratação adequada.
  • Se possível, realize os exercícios com um companheiro informado de sua situação.
  • Cuidado com os pés. Inspecione o sapato quanto a corpos estranhos.

Natação é na 4Fit

Se você optou pela natação como uma aliada no tratamento do diabetes? Conte com a 4Fit nesta etapa da sua vida. Temos à disposição uma equipe de profissionais altamente qualificada. Além disso, contamos com programas e ferramentas que identificam a necessidade dos alunos, desde bebês até a terceira idade. 

Além da nossa excelente infraestrutura, nossa piscina conta com água salinizada. A exposição ao cloro da piscina por longos períodos, desenvolve doenças no sistema respiratório, como rinite e asma, problemas na pele, como dermatites, e irritação nos olhos e nos ouvidos, entre outros.

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio