18.11.2021
O nado borboleta é um dos quatro principais tipos de nado da natação. Contudo, é considerada uma das técnicas mais difíceis de fazer, mas também é uma das mais bonitas de se ver.
Maria Lenk foi quem criou o estilo, que é uma evolução do nado peito. A nadadora brasileira inovou na natação ao mostrar o nado borboleta pela primeira vez na década de 30.
O nado exige bastante força e técnica. Por isso, é um dos últimos a ser ensinados aos praticantes. A técnica trabalha os principais grupos musculares do corpo, proporcionando benefícios para a saúde.
O nado borboleta é o único em que o tronco sai para fora da água. Além disso, as pernadas são simultâneas entre si. Por isso, exige bastante gasto de energia e requer um bom trabalho de resistência.
Agora, entenda na prática, como funciona o nado borboleta.
Barriga para baixo: o praticante fica com a barriga para baixo e movimenta o corpo em ondulações. Paralelo a isso, os braços são colocados para fora da água como se alguém tivesse jogando-os para frente. É nesse momento que o nadador coloca a cabeça para frente para respirar.
Virada: é quando o nadador precisa tocar a borda da piscina com as duas mãos ao mesmo tempo. Logo, o praticante empurra a borda da piscina com as mãos, flexiona os joelhos e os pés tocam a borda para dar impulso de volta à piscina.
Ciclo de braçada e pernada: no nado borboleta, o ciclo completo acontece quando para cada uma braçada, há duas pernadas. Já o ciclo das pernadas é formado por pernada leve / ondulação / pernada forte.
Ondulação: o nado borboleta também é conhecido por golfinho. Isso porque seu movimento imita ondas e isso requer coordenação motora.
São muitos os benefícios do nado borboleta . O estilo favorece o cardiorrespiratório, já que trabalha a respiração e a força. Além disso, a técnica é bastante eficaz para o tratamento de doenças respiratórias, melhora a disposição e o raciocínio.
Junto com isso, existe a melhora da circulação sanguínea. Em outras palavras, problemas circulatórios como hipertensão e entupimento das artérias são prevenidos.
Quando o assunto é definição e força, a técnica é extremamente eficaz pois consegue trabalhar os principais grupos musculares.
Do mesmo modo, o nado borboleta contribui muito para o desenvolvimento motor e a percepção espaço-temporal. Isso se deve aos movimentos complexos que o estilo adota e que, na prática, tornam os movimentos cotidianos muito mais fáceis.
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio