Meu filho tem medo de entrar na água, e agora?

07.05.2021

Meu filho tem medo de entrar na água, e agora?

O medo de entrar na água é mais comum do que parece. No entanto, há formas de superar esse problema, principalmente entre as crianças. A natação infantil pode ser uma forma de fazer com que seu filho perca esse medo, e não apenas isso, mas sim virar um peixinho dentro da piscina. 

O medo de entrar na água é chamado de aquafobia. Em resumo, é um medo irracional ou indevido. Para superar essa fobia, antes de tudo, é preciso entender o motivo e a sua origem. Este é o primeiro passo para fazer com que a natação infantil, por exemplo, seja o esporte favorito da criança. 

Se você já notou que seu filho tem medo de entrar na água, continue a leitura. Dessa forma, você pode entender o que gera esse medo. E, ainda, encontrar na 4fit uma solução com profissionais qualificados para superar esta situação. 

Causas do medo de entrar na água

A aquafobia em crianças, primordialmente, tem origem em três fatores. Contudo, antes de identificar qual gerou isso, saiba que, para todos, há uma forma de superar. 

Traumas

Um incidente traumático é a mais comum origem do medo de entrar na água. A criança pode ter passado por um afogamento, um grande susto quando esteve em uma embarcação, ter sido empurrada em uma piscina sem o consentimento, por exemplo.  

Além disso, ver alguma situação parecida envolvendo uma pessoa próxima, ou mesmo um óbito por afogamento, também pode despertar essa fobia. Assistir a filmes com incidentes similares, ainda, pode fazer com que o medo fique ainda maior.

Medo dos pais

Muitas advertências e avisos sobre os riscos também podem desenvolver na criança o medo de entrar na água. Além dos pais, avós, irmãos e outros responsáveis com atitude semelhante podem ser a origem da fobia no pequeno. 

Acesso à água

Às vezes, o medo da água está relacionado ao pouco acesso a ela. E isso é algo bem amplo. Não só para piscina, como também banheira, praia e lagos, por exemplo. Afinal de contas, o desconhecido também gera insegurança e, consequentemente, o medo. 

Como vencer o medo de entrar na água

A natação infantil é uma excelente maneira de fazer com que a criança perca o medo de entrar na água. Os pais devem encorajar o filho a começarem as aulas. A aceitação do pequeno precisa ser percebida como o primeiro e grande passo. Afinal, ele está disposto a superar a fobia. 

A 4fit tem plano pedagógico para crianças que sofrem com isso. Os instrutores possuem qualificação para estas situações. Além disso, a academia de natação conta uma equipe multidisciplinar, com experiência nesses casos. 

Plano pedagógico responsável

Começa com a confiança da criança que tem medo de entrar na água para com os instrutores. Os professores da 4fit criam situações para que o pequeno perceba que não é preciso temer a piscina daquela maneira. 

A partir desse momento, a criança é desafiada a se superar cada vez um pouco mais. Não só acostumar-se com a água, mas também com acompanhamento nos primeiros momentos dentro da água, para conhecer o meio líquido de outra forma. Em resumo, é um avanço de cada vez. Além disso, o aluno conhece gradativamente cada etapa antes de executá-la. 

Nesse sentido, o instrutor percebe o que deixa a criança à vontade ou não no meio líquido. Então, o trabalho recebe o direcionamento necessário. Assim, o pequeno ganha confiança, evolui, perde o medo de entrar na água e, no futuro, vira um peixinho dentro da piscina. 

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio