12.08.2021
A natação é um dos esportes mais completos que existem. Além de oferecer vários benefícios para a saúde, paralelamente trabalha boa parte da musculatura do corpo. Os diferentes tipos de nado que a prática dispõe são responsáveis por garantir todos esses benefícios do esporte. Vamos conhecer os diferentes tipos de nado que a natação tem? Abaixo, veja tudo que você vai ler neste artigo:
A natação é uma prática com pouquíssimos riscos por ser na água e não provocar impacto, tornando-se segura para diferentes idades. Sendo assim, é possível trabalhar praticamente toda a musculatura do corpo.
Oficialmente, a natação conta com quatro estilos de nado: crawl, costas, peito e borboleta. Além disso, tem o medley, utilizado em competições e que reúne os quatro estilos em uma prova só.
O nado livre alterna a propulsão dos braços e das pernas na água. Nele, a parte frontal do corpo fica virada para o fundo da piscina.
Na prática, as pernas se movimentam alternando entre direita e esquerda rapidamente. Assim, os braços também se alternam para puxar a água.
O estilo é o mais comum e também simples. O modelo foi criado na Austrália, em 1993, com o objetivo de diminuir a resistência da água e aumentar a velocidade do nadador.
O estilo nado peito é um dos mais lentos, além de exigir muita coordenação e técnica do praticante. Logo, a ação do braço é um movimento para fora, para baixo e para cima com retorno em posição alongada. Além disso, a ação da perna acontece de forma simultânea.
O estilo se assemelha ao de uma rã. Porém, por ser um movimento responsável por garantir uma maior propulsão, é comum provocar lesões.
No nado borboleta, o nadador fica com a barriga virada para o fundo da piscina. É considerado um dos mais difíceis, por exigir mais do corpo, especialmente dos braços. Na prática, o movimento da perna é em ondulações, com ambas alongadas e juntas, sem bater os pés.
Já os braços devem ser trazidos à frente paralelamente sobre a água e depois levados juntos para trás.
Esse estilo de nado é diferente dos demais, ao menos na posição. Nesse caso, a parte frontal do corpo fica para cima, ou seja, fora da água. Alguns consideram a prática como sendo a mais fácil, já que a cabeça fica para fora da água facilitando a respiração.
No nado costas, os braços se movem de forma alternada entre direito e esquerdo, sendo ora dentro d’água e ora fora, fazendo uma espécie de rotação. O movimento acontece até o quadril com o braço empurrando a água e impulsionando o corpo.
O nado medley é realizado em competições. O estilo é a junção dos quatro tipos de nado da natação: crawl, costas, peito e borboleta. Logo, as disputas podem ser feitas individualmente ou em revezamento.
Nas individuais, a ordem dos estilos são borboleta, costas, peito e crawl. Por fim, quando a disputa é em revezamento, a ordem se altera para costas, peito, borboleta e crawl.
Venha aprender os diferentes estilos de nado na 4Fit. Usufrua da melhor infraestrutura, de professores capacitados e uma variada oferta de atividades para todas as idades.
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio