Como perder o medo de entrar na água com a natação

21.10.2021

Como perder o medo de entrar na água com a natação

Entrar na  piscina é, para muitas pessoas, uma terapia devido ao poder que a água tem de relaxar. Da mesma forma, há quem fuja desse lugar pelo simples medo de entrar na água. Esse sentimento tem nome: aquafobia.  

Ainda que pareça não fazer sentido,  a natação pode ser uma grande aliada para superar esse pavor. Então, se você quer acabar com o medo de entrar na água, neste artigo você vai descobrir como fazer isso. 

Afinal, o que é aquafobia?

Quando falamos de um medo irracional da água, estamos nos referindo à aquafobia, como também é conhecido o transtorno. Desse modo, essas pessoas evitam locais onde sabem que terão contato com a água.

Pessoas com o transtorno podem ter ataques de pânico. Além disso, em situações mais extremas, podem ter medo até de banheira e de chuvas fortes. 

Qual a origem do medo da água ?

Não é possível dizer ao certo qual a origem do medo da água. No entanto, é possível citar alguns dos fatores que levam uma pessoa a ter aquafobia. Veja alguns:

  • Situações traumáticas, ou seja, más experiências, como o afogamento ou presenciar um.
  • Medo que os pais possuem da água, ou seja, o comportamento deles pode ser transmitido aos filhos.
  • A falta de acesso à água e ao ambiente aquático pode gerar o famoso medo do desconhecido.

Como perder o medo da água

Felizmente, a aquafobia pode ser tratada e curada. Sobretudo se a vontade de se curar for o objetivo da pessoa. Sendo assim, é possível iniciar o processo que irá liberar a pessoa do medo da água. 

Primeiramente, é preciso que se busque ajuda psicológica para entender a origem do medo. Dependendo do caso, os remédios também podem ajudar. Uma outra estratégia de tratamento utilizada por profissionais é a terapia de “exposição”, ou seja, colocar a pessoa frente a frente com o medo.    

Natação para enfrentar o medo da água 

Após iniciar o tratamento e o processo de reconhecer os medos, o próximo passo é se matricular em uma aula de natação. Sobretudo porque essa etapa faz parte da estratégia da “exposição”, ou seja, o enfrentamento do medo.  

Nas aulas, serão utilizadas técnicas de natação para iniciantes. Dessa forma, o ideal é que se comece em uma piscina rasa e que esteja sempre acompanhado. Além disso, é extremamente importante seguir todas as orientações do professor. 

Do mesmo modo, é aconselhável não entrar no mar ou em piscina sem estar acompanhado. Por último, adicione ao processo atividades como yoga e meditação, pois ajudam a acalmar e relaxar. 

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio