Prevenção de quedas: Como a natação ajuda no equilíbrio de pessoas na terceira idade

02.12.2020

Prevenção de quedas: Como a natação ajuda no equilíbrio de pessoas na terceira idade

Segundo o núcleo de geriatria do hospital Sírio-Libanês, cerca de 30% das pessoas acima dos 65 anos sofrem pelo menos uma queda ao ano. Entre os que têm mais de 80 anos, o percentual chega a 50%. Por isso, a prevenção de quedas na terceira idade é tão importante.

Normalmente, as quedas acontecem em casa e podem trazer graves consequências. Entre elas, a fratura de quadril e/ou fêmur é a mais grave. Em torno de 40% dos idosos que quebram o maior osso do corpo humano não se recuperam totalmente. Isso influencia diretamente na qualidade de vida.

Independentemente do nível dos danos causados por um tombo, quedas e desequilíbrios são sinais de que algo não vai bem. Em geral, a falta de equilíbrio está relacionada a perdas comuns em pessoas com idade avançada: da acuidade visual, de massa óssea e de tônus muscular.

Portanto, uma das maneiras mais eficientes de se reduzir a perda de massa óssea e a fraqueza muscular é a prática regular de exercícios físicos. Manter-se ativo é fundamental, também, para quem deseja ter um estilo de vida mais saudável. Alimentação equilibrada, sem tabagismo nem consumo de bebidas alcoólicas em excesso tornam as escolhas por uma vida saudável mais naturais. 

DA INFÂNCIA À TERCEIRA IDADE: A NATAÇÃO OFERECE INÚMEROS BENEFÍCIOS

Muito falamos sobre os benefícios da natação para bebês e crianças, mas a prática desse esporte faz bem a pessoas de todas as idades.

Para adultos e os idosos, a natação ajuda a aumentar o condicionamento físico, proteger as articulações, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, trabalhar músculos de toda a estrutura corporal. É um exercício de baixo impacto, que pode prevenir o aparecimento ou ajudar no tratamento de doenças como a fibromialgia, a artrite e a osteoporose. 

A prática regular da natação ajuda, ainda, a manter o equilíbrio corporal, por isso, a atividade é ideal para pessoas com mais de 60 anos de idade. Isso porque, nessa faixa etária, o corpo humano perde gradativamente algumas capacidades motoras. Essas perdas podem afetar o equilíbrio, provocando quedas. Portanto, com o fortalecimento dos ossos, dos músculos e das articulações, o risco de quedas diminui, assim como as chances de sofrer uma lesão grave em função da queda. 

Além dos ganhos físicos, a natação estimula também o desenvolvimento cognitivo. Aprender novos movimentos, desde as técnicas de cada nado ao simples repouso do corpo boiando, traz importantes ganhos à saúde do sistema nervoso e ao cérebro. Com isso, mantém a atividade cerebral e ajuda a prevenir doenças senis.

Além disso, o aspecto social importante da natação na terceira idade é o convívio em grupos, que evita a solidão e melhora a saúde mental, ajudando a combater a depressão.

Assim, para sentir todas essas melhoras no corpo e na mente, é importante manter uma constância nos exercícios dentro da água. Com isso, o corpo se acostuma aos movimentos, e os músculos respondem melhor aos estímulos. 

Portanto, manter-se ativo é sinônimo de qualidade de vida e longevidade!

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio