Como a natação ajuda a regular o apetite e o sono das crianças

16.12.2020

Como a natação ajuda a regular o apetite e o sono das crianças

Muito falamos sobre os benefícios da prática da natação para bebês e crianças. O esporte ajuda no desenvolvimento cognitivo, no equilíbrio e na melhora do sistema respiratório, assim como no fortalecimento de ossos, músculos e articulações. Esses benefícios passam pela boa alimentação e pelo sono regulado. E isso também entra na lista de benefícios que a natação traz aos pequenos.

As aulas de natação infantil são preparadas de modo que as crianças permaneçam em movimento entre 30 e 45 minutos. Isso entre brincadeiras, danças e desenvolvimento técnico, que garantem um alto gasto energético durante e depois das aulas.

Manter o metabolismo ativo e o gasto calórico elevado faz com que as crianças tenham mais apetite ao longo do dia e, à noite, peguem mais facilmente no sono. Isso porque a endorfina – hormônio liberado durante o exercício – é uma das substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Ela atua como analgésico e relaxante muscular natural, desempenhando um importante papel no sono. 

Os pais devem ter cuidado para não tornar a prática de atividades física muito intensa, principalmente quando se está próximo à hora de dormir. O efeito pode ser totalmente contrário e as crianças podem demorar ainda mais para se acalmar.

IMPORTÂNCIA DO SONO NA INFÂNCIA

O sono é determinante para a saúde de qualquer pessoa, independentemente da idade. Durante a infância, ter boas noites de sono (e poder cochilar durante o dia, dependendo da idade) é um fator necessário tanto para o crescimento físico quanto para o desenvolvimento cognitivo e intelectual. 

Enquanto dormem, as crianças fixam o que aprenderam durante o dia. É dormindo que as crianças desenvolvem a motricidade, a fala e demais movimentos na primeira infância. Quando são maiores, fixam os aprendizados, melhorando a memória e a atenção. O sono ainda ajuda no desenvolvimento do controle emocional. 

PRÁTICA DA NATAÇÃO E BOA ALIMENTAÇÃO

Assim como dormir bem, alimentar-se de maneira equilibrada e saudável é recomendado em todas as idades. Durante a infância, a alimentação desempenha papel determinante para o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo.  

O esporte aumenta o gasto energético das crianças e, por consequência, abre o apetite. Por estar ligada a uma vida mais saudável, a prática esportiva pode (e deve) ser aliada de uma alimentação saudável, isto é: com menos alimentos adoçados e processados, e mais alimentos frescos e integrais. 

Por isso, deve-se priorizar o aporte de carboidratos integrais (pães, cereais, frutas e tubérculos), verduras e legumes, leites e derivados, ovos e carnes magras. A oferta desses alimentos ajuda na recuperação muscular, na saúde de ossos e articulações, garantindo um crescimento saudável. É importante também para criar bons hábitos alimentares, que serão levados por toda a vida.

Os alimentos ricos em cálcio (presente, principalmente, no leite e nos produtos lácteos) devem estar presentes em pequenas porções em, ao menos, três refeições por dia. Do mesmo modo, o ferro, indispensável para a saúde do sangue e dos músculos – presente na carne bovina, no feijão e nos vegetais folhosos escuros –, deve ser ingerido em três porções diárias.

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio