23.09.2021
Quando se nada profissionalmente, os atletas têm como objetivo ganhar velocidade. Inegavelmente um dos tipos de nados que mais permite isso é o crawl. O nado é um dos estilos mais populares e um dos primeiros a ser ensinado em uma aula de natação. Portanto, se você deseja mais velocidade, precisa conferir este artigo.
Nesse sentido, explicaremos sobre as principais características do nado crawl, como ganhar mais força e velocidade. Além disso, explicaremos uma polêmica sobre qual recurso oferece mais velocidade no crawl: braçada ou pernada? Por isso, não deixe de ler até o final.
Neste post você vai ler:
O nado crawl está entre os tipos de nado onde é possível obter mais velocidade. Em outras palavras, o impulso dentro da água só é possível ao alternar braços e pernas. Dessa forma, a parte da frente do corpo fica virada para o fundo da piscina. Dessa forma, as pernas são movimentadas de forma a alternar entre a direita e a esquerda. Bem como, os braços se alternam para puxar a água. O estilo de natação foi criado na Austrália, em 1993, com o objetivo de diminuir a resistência da água e aumentar a velocidade do nadador.
Para melhorar o desempenho no nado crawl, uma série de fatores exerce influência sobre isso. Antes de mais nada, adiantamos que estudar a técnica correta, ter foco e disciplina são os ingredientes que ajudarão a tirar o melhor proveito do nado crawl. No entanto, alguns detalhes extras fazem parte da receita para se ter mais velocidade. Confira:
A dúvida que não quer calar: qual ferramenta dá mais velocidade ao crawl: braçada ou pernada? De antemão podemos dizer que ambos são importantes quando o assunto é velocidade na natação. No entanto, em qual medida isso acontece?
Onde estaria o segredo para se tornar mais veloz? Investir na braçada, pernada ou nos dois? Seja como for, um estudo publicado no periódico BioMed Research Internacional e conduzido por Pedro Morouço revelou essa informação.
O nado de 23 nadadores especialistas em provas de velocidade foram analisados. A partir da observação dos dados, a porcentagem de força produzida pela braçada, de homens e mulheres, foi maior que a das pernas, segundo o estudo.
Além disso, estudos realizados nas décadas de 80 e 90 mostraram que a braçada correspondia a 90% da força total do nado (Hollander e cols., 1988; Deschodt e cols., 1999). No entanto, os mesmos resultados mostraram que o nado com os braços e pernas foi 12% mais veloz do que apenas com os braços. Ou seja, essa velocidade ‘adicional’ se deu através das pernadas dos nadadores.
Venha realizar os seus treinos em uma infraestrutura completa, organizada e com os melhores profissionais para lhe auxiliar. A 4Fit conta com uma piscina de 25m de água salinizada, além de treinamento para Maratonas Aquáticas, aulas em grupo e também com personal trainer. Venha conhecer!
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio