Bebês podem mergulhar e trancar a respiração no interior da piscina. Entenda!

23.04.2021

Bebês podem mergulhar e trancar a respiração no interior da piscina. Entenda!

Bebês conseguem trancar a respiração embaixo d’água? Sim, os bebês podem mergulhar na piscina. Pode parecer até perigoso na visão dos pais. No entanto, crianças nos primeiros meses de vida têm essa capacidade. Claro que é preciso cuidado e acompanhamento. Principalmente de instrutores capacitados para aulas de natação infantil. 

Todavia, não há consenso entre médicos quanto à idade ideal para que bebês comecem a nadar. Em maioria, a recomendação é a partir dos seis meses. Desse modo, os pequenos já receberam as vacinas do primeiro ciclo e, assim, estão menos suscetíveis a infecções. Por isso, na 4fit a partir dos seis meses já podem entrar na água.

Dessa forma, a criança se desenvolve no meio líquido. Ainda, é capaz de reproduzir a cena da foto clássica do disco Nevermind, do Nirvana. Aquela do bebê de olhos abertos no interior da piscina. 

Neste post a 4fit explica como e mostra mais das aulas de natação para os pequenos no começo da vida. Então, continue a leitura. 

Bebês podem mergulhar, sim

Os bebês podem mergulhar na piscina sem medo. Podem ficar submersos na água, com olhos abertos e nadar da forma delas, visto que é um instinto natural. O interior da piscina remete ao período em que estavam no interior da barriga da mãe. Eles recuperam os reflexos neonatais

Então, quando completamente submersos na água, param de respirar. Nestes primeiros meses de vida, a traqueia humana é mais elevada. Portanto, a água não entra nos pulmões, mas vai direto para o estômago. Por isso, os bebês podem mergulhar. Sobretudo, faz parte do aprendizado e desenvolvimento.

Mesmo assim, os bebês requerem muito cuidado e atenção ao entrar na piscina. A 4fit conta sobre isso a seguir.

Antes dos bebês mergulharem

O mergulho faz parte do aprendizado na natação. No entanto, só deve ser realizado quando a criança já atingiu alguma maturidade com o meio líquido. Portanto, não se trata de jogar o pequeno na piscina e esperar que mergulhe e nade de alguma forma. 

Bebês podem mergulhar. Porém, para que seja seguro, instrutores acompanham tudo. Além de professores qualificados, a 4fit tem um programa específico para bebês. Confira um resumo de cada etapa. 

Entrada na água

O primeiro contato com a piscina é o momento mais importante. Se assustados, os bebês podem criar alguma resistência. Sendo assim, no começo ficam sentados na borda da piscina e depois guiados ao interior pelos pais ou acompanhantes. 

Orientados pelo instrutor, os pais devem molhar a cabeça e o rosto dos pequenos a partir de respingos. Depois, a cabeça da criança é mergulhada na água e retirada em seguida. Ao passo que as aulas avançam, os bebês podem mergulhar, inclusive, neste momento. 

Atividades da aula

Lolas, trampolins, boias, pranchas, espaguetes, entre outros equipamentos são utilizados para que se movimentem em contato com a água. Eles mexem braços e pernas e, eventualmente, os bebês podem mergulhar, ainda que por segundos. Tudo acompanhado por músicas infantis ao fundo.

Encerramento

Os pequeninos têm mais autonomia e exploram a água na parte final da aula. Podem tentar alcançar um brinquedo na piscina, batendo as pernas. Além disso, conhecem o meio aquático acompanhadas dos pais. Neste momento, os bebês podem mergulhar naturalmente se estiverem confiantes. 

Conheça seis benefícios da natação para bebês a partir dos seis meses. 

Sobre as aulas de natação para bebês

As aulas têm duração máxima de 30 minutos, porque os bebês ainda têm pouca atenção. Além disso, a regulação da temperatura dos pequenos ainda não está totalmente desenvolvida. Para mais conforto e segurança, inclusive para que os bebês possam mergulhar, a água da piscina é salinizada. Esse processo mantém limpas e livres de micro-organismos sem uso de cloro, que pode causar irritações. 

A 4fit orienta que para que nas aulas os bebês usem fraldas adequadas e não comam pouco antes das atividades. Com o fim de preservar a saúde dos pequenos, ainda, o vestiário infantil fica próximo da piscina para evitar choque térmico, principalmente no inverno. 

Assim, com as aulas os bebês podem mergulhar de maneira segura e se desenvolverem na natação para virarem verdadeiros peixinhos. Matricule seu pequenino.

Por

4fit Academia


A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Receba nossas
novidades
e conteúdos

Preencha seus dados


    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais

    Desenvolvido por wid.studio