29.12.2020
Com o passar dos anos e o desenvolvimento da tecnologia, o número de crianças sedentárias aumentou, levando à obesidade infantil. Se, há algumas décadas, a infância era repleta de brincadeiras ao ar livre, como jogar bola, correr e pular corda –, nos dias de hoje, o interesse dos pequenos gira em torno de tablets e videogames. Isso faz com que se movimentem cada vez menos.
A diminuição das atividades físicas na infância, somada a uma alimentação com muito alimentos industrializados, fez com que 30% das crianças e adolescentes brasileiros se tornassem obesos ou apresentassem sobrepeso. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mudar essa realidade é urgente. Crianças com excesso de peso tendem a ser adultos também acima do peso. E a obesidade, além de ser considerada uma doença pela OMS, traz consigo o risco aumentado para o desenvolvimento de outras comorbidades. Alguns exemplos são diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, como o colorretal.
Os pais têm um papel fundamental na construção de hábitos de vida mais saudáveis. Por isso, devem sempre estimular uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, incluir exercícios físicos na rotina da criança é fundamental, desde atividades lúdicas, como jogos, até a prática esportiva.
A natação é um esporte que pode ser praticado desde bebê. Na 4FIT, há turmas com aulas próprias para bebês a partir dos seis meses! O exercício ajuda no desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, trazendo bem-estar e alegria de estar em contato com a água.
Em uma aula de natação para crianças, há um gasto calórico médio de 600 a 700 calorias. O esporte ainda mantém o metabolismo ativo por 24 a 48 horas após a aula. Esse gasto energético é importante para crianças que precisam perder peso. Assim, é fundamental a adoção de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, carnes magras, ovos e cereais integrais. Ao mesmo tempo, deve-se evitar alimentos com alto teor de açúcares, gordura e farinhas processadas.
Portanto, a obesidade infantil é um mal que pode trazer inúmeros problemas. Eles vão desde falta de condicionamento físico até doenças respiratórias. Por isso, deve-se combater a obesidade infantil com medidas eficazes por parte dos pais. Assim, ao incentivar as crianças a fazer natação, estarão fazendo um investimento em um futuro mais saudável, com menos doenças e mais resistência física.
Além da prevenção à obesidade infantil, a natação traz outros benefícios. Por exemplo, o aumento da capacidade cardiorrespiratória, o desenvolvimento do sistema musculoesquelético e o desenvolvimento cognitivo e social. Assim, crianças que praticam natação tendem a sofrer menos lesões musculares e menos fraturas ósseas, inclusive depois de adultas.
Por todos esses benefícios, quanto antes a criança começar a praticar a natação, mais qualidade de vida ela terá ao longo da vida.
Por
4fit Academia
A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.
Desenvolvido por wid.studio